segunda-feira, 10 de abril de 2023

Um aluno quase me assassinou.


 Eu, professor universitário em 1984, quase fui assassinado por um aluno.

Nestes tempos de assassinatos e ataques aos professores e escolas, chocam a opinião pública e deixam a sociedade estupefata com tanta crueldade, violência e transformações de transtornos mentais no comportamento das pessoas, principalmente os jovens.


Mas este comportamento de ódio dos alunos em relação aos mestres não é de hoje e nem tem a causa atribuída às questões nas Redes Sociais ou do momento em que o mundo passa em relação aos discursos de ódio e ataques através de posturas e comportamentos homofóbicos que surgem em razão da manifestação, presença, expressão ou representação da homo-afetividade em ambientes públicos e coletivos.


Em meu caso específico, quando era professor na Universidade Metodista no campus de S. Bernardo do Campo, no bairro de Rudge Ramos. Lecionava na área de Comunicação Social ministrando aulas para os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Durante a semana cruzava com mais de 300 alunos, durante as manhãs e noites. Minha postura sempre foi meio autoritária e disciplinadora e quase sempre deixava 75% dos alunos para fazerem os exames finais de encerramento de semestre. Era um dos poucos professores que fazia a chamada de presença, o que deixava os alunos demasiados irritados. Tornei célebre uma frase: - Caso quisessem fazer um curso por correspondência, que se matriculassem no Instituto Universal Brasileiro. Que na época oferecia um curso de Madureza pelos Correios.


Pois bem, os alunos da noite tinham muita dificuldade em trabalhar na capital, apesar de São Paulo e S. Bernardo do Campo serem cidades fronteiriças. O que atrapalhava era o tráfego. Até eu como professor tinha que buscar opções para contornar os problemas de chegar no horário. Tinha em meu favor o estacionamento dentro do campus. Já os alunos encontravam dificuldades ao redor da Faculdade de Comunicação. Muitos paravam em ruas paralelas nas cercanias da escola. Além de chegarem na aula atrasados. Eu, disciplinador como tal, fechava às portas da sala de aula após tolerância de 15 minutos. Isto em caso das provas ou exames. Nas aulas normais ficavam livres para entrar e sair.


Numa noite daquelas de exames, final de ano. As ruas fervendo de movimento, comércio e bares cheios, ruas apinhadas de veículos, um determinado aluno, que se não me engano, vendedor, que cursava Publicidade e Propaganda. Deixou o seu carro próximo da rodovia Anchieta, que contornava o terreno da universidade. Naquele local, que era proibido para estacionamentos, a Polícia Rodoviária esteve lá e guinchou o tal veículo do aluno. 

Ao voltar após fazer o exame da minha disciplina, ele deparou com a falta daquele seu carro. Este fato deixou fulo da vida.


No dia seguinte, munido de um revólver calibre 32, já que era possuidor de autorização pelo trabalho de vendedor, seguiu a minha procura para se vingar de tudo que lhe causei. As dependências da universidade são enormes. Lá no campus existem várias faculdades, cantinas, prédios dos diretores, sala da pastoral, sala dos professores, templos, prédio da administração, RH, etc.

De repente alguns alunos desesperados me cercam e me avisam do perigo eminente. O aluno ensandecido munido com a arma quer me assassinar. Alguns estão com ele tentando demovê-lo da intenção de atirar. Enquanto outros tentam me levar para o estacionamento e me retirarem do local. Não havia clima de seguir com as aulas naquela noite.


Passado o susto e o aluno chegar a consciência de que faria um ato criminoso que prejudicaria sua vida e da família, já que era casado com filhos. Finalmente, tomei consciência que deveria ser menos autoritário e mais terno, com a situação de todos os alunos, principalmente os que trabalham e estudam, fazendo do dia um sufoco total. Passei a ser um professor mais humano e cheio de ternura. Fui justamente naquele ano escolhido como paraninfo dos formandos. Lembrei-me de Che Guevara. Há de ser duro, mas sem nunca perder a ternura. Pois é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário