sexta-feira, 7 de abril de 2023

Por quê glamorizam Jesus?

Sou cristão, sigo com a minha fé ardorosa no Evangelho do Amor, escrito pelos apóstolos e os seguidores de Jesus de Nazaré. Acredito no que vejo nos textos dos Evangelhos canônicos e apócrifos. O que procuro entender e refletir sobre esses textos tão somente, são os ensinamentos do Pai através das palavras feitas por Jesus.

A outra coisa é como mostram o filho de Deus. Essa imagem que a Igreja de Roma divulga ao longo desses quase dois mil anos. As imagens que os artistas renascentistas pintaram. As ideias para glamorizar aquele que provavelmente era um rosto rude e machucado pelas andanças naqueles caminhos de terra vermelha batida e sol escaldante. Quando não era nas vias terras sujas, eram nos barcos que singravam os rios e o mar da Galiléia. Um companheiro inseparável era o sol a pino da Terra Santa, parte do Oriente Médio com climas predominantes semiárido e o desértico. Portanto isso marcava as pessoas que viviam circulando, não ficando no conforto dos palácios e casas da classe mais privilegiada daquela sociedade.



Vejam bem. Por quê apresentam o Jesus como loiro e de olhos azuis? Gravuras, telas, livros, até as pinturas das igrejas católicas pelo mundo afora tem um Jesus hollywoodiano, ou se quiserem, um Jesus ariano. Um verdadeiro Caco Antibes judeu. Porém exames recentemente feitos, indicam que Jesus não era judeu e sim druso. O que para mim não importa tanto. Naquele tempo os judeus (fariseus) ou outra raça que habitavam a região eram pessoas rústicas, excetos os romanos e gregos, aparentemente mais próximos da raça ariana.


É preciso nesse tempo pascal, refletirmos sobre Jesus. Nesta sexta-feira santa é dia de sacrifício, como sentimentos solidários ao martírio de Jesus Cristo. Não é hora de glamorizarmos a sua imagem daquele homem belo, alto e formoso, barriga de tanquinho, de cabelos encaracolados loiros número 10 da Koleston. E sim, a hora de imaginar aquele homem que mesmo sabendo que seria traído e ainda o recebe a mesa na hora de cear com os seus 12 apóstolos e depois para se encontrar os seus discípulos. É hora de pensar naquele homem que permaneceu desde a véspera de sua crucificação, 24 horas sob tensão, meditando e orando pela humanidade. cumprindo a via crucis, sendo açoitado pelos soldados romanos, criticado pelos doutores da lei e humilhado pela população que Ele mesmo demonstrou todo o Seu amor. 


Não comemores com mesas fartas e bebidas em forma de festas sem sentir o sofrimento de Jesus. Sinta e compartilhe a dor daquele que veio nos ensinar o amor ao próximo. Divida de forma solidária, respeito pelo menos por este dia tão sofrido. Concentre-se em orações. Medite sobre o que Ele passou com homem em carne. Não precisa ajoelhar-se, flagelar-se, imolar-se, basta parar alguns momentos e imaginar-se estar do lado Dele. Seja respeitoso em pensamento e ore por ele, a oração que Ele nos ensinou. Carregue esses pêsames pelo menos, nesta sexta-feira. Peça para o mundo render-se ao ato tão cruel. Sua crucificação é o sinal que o mundo continua sendo violento matando todos os seus filhos em guerras desnecessárias, violência gratuita diariamente, com os famintos sendo ignorados nas ruas, nos becos e abandonados nas cidades. 


Acredito que seus ensinamentos ainda serão absorvidos e aí viveremos em Amor perene. Quando houver o Reino do Amor, não haveremos de professar nenhuma religião e todos nós seremos fraternos em Cristo. Aquele rosto que imaginamos em nós mesmos, como se olhássemos no espelho. Jesus é a sua ação, é o seu entendimento. Moreno, negro, branco, asiático, africano, alto, baixo, homem, mulher, criança, adolescente, quem quer que imaginemos. Tenha Jesus vivo e acredite que seremos todos salvos. Graças a Deus.

Um comentário:

  1. Não podemos perder o sentido da páscoa. Não é só chocolate, é muito mais que isso.

    ResponderExcluir