domingo, 14 de outubro de 2018

Antagonismo X Posicionamento

Teoria do antagonismo X manifestação de pensamento (ou posicionamento político).

Não sou bem um especialista, apesar de ter estudado Comunicação Social, feito pós, dado aula e ser publicitário/marqueteiro de formação e atuação.
Mas uma coisa eu aprendi como estudante, profissional atuante e hoje de chuteiras dependuradas. Mexer no vespeiro é muito perigoso, principalmente em horas de embates, quer no futebol, quer na religião e principalmente em política.
Quando os ânimos estiverem exaltados, a dica é moderação. E parece que os meios de comunicação, a tal mídia é o combustível para incendiar a sociedade.
Divulgação
Agindo justamente ao contrário nesse terreno com a pólvora até o topo, as Redes Sociais são canais de disseminação, potencializam os extremismos e explode uma sociedade. 
Mas são as pessoas que provocam essa fermentação, a ebulição dos ânimos. Os posicionamentos, a formação política e intelectual destas pessoas estabelecem a forma de atuação no campo de jogo. E mais uma vez, entendo que a moderação ou até o silêncio, torna-se a verdadeira ação a ser adotada, a discrição, a paciência e tolerância devem imperar.

Antigamente a gente dizia: "Por lenha na fogueira, ou mais água na fervura". 

E é isso que estão fazendo. Num show de rock qualquer postura além da música (falo da letra) em si, provoca a insatisfação de um determinado grupo. Vem os apupos e descontrole da massa. Num questionamento de punir quem adota uma posição, acaba sofrendo tentativas de boicote, caso de um restaurante que apoiou o #EleNão. 
Posicionamento de uma atriz, que demonstra sua preferência política e em ato contínuo outro ator vem e agride a mesma, provocando uma tomada de posição contra ou a favor por parte de seus fãs, incêndio total na mídia.
Divulgação

Quem tem uma opinião formada não mudará com uma solicitação de um contrário, ainda mais com comentários pejorativos ou humilhantes. Qual é, pessoal? Cadê a liberdade de escolha de cada um, diria o tal 'livre arbítrio'. 
Ataques somente provocarão mais cismas. Parem de se confrontarem. Nada será alterado. Afinal a maioria das pessoas não querem ser massa de manobras de políticos astutos e dirigentes que só fazem (fingem) que são nossos protetores, que frequentam igrejas, quando não professam esta ou aquela religião. Aqueles que comem o pastel de feira com a população ou tomam um cafezinho no botequim do nosso bairro. Os que misturam política e religião, falando em pregações bíblicas ou se aliam a padres durante uma cerimônia religiosa. Se fossem verdadeiramente religiosos (ou políticos) decentes fariam o que pregam Jesus e São Francisco de Assis.

Não devemos cutucar com vara curta, nem um lado e nem de outro.

Mas o que eu quero dizer mesmo, é a máxima da comunicação. 'Parem de mexer no vespeiro'. Quanto mais falam, mais extremismos provocam, usem o tempo de horário para falar do programa de governo, não prometam ou se comprometam com inverdades ditas , porque a coisa está ficando chata. Falar mal do outro, lavar roupa suja é no mínimo perda de tempo, e olhar para a realidade já é fato necessário e obrigatório. Fazer a desconstrução é o desserviço à sociedade. Não me lembro dessa aula em 'técnicas de comunicação'.
Divulgação
Marqueteiros, coordenadores de campanha, pesquisadores e outros profissionais envolvidos nas campanhas eleitorais, quanto tempo vocês estão perdendo. Agremiações não devem ser exageradas, maniqueístas. 
O bom senso é a receita mais viável, embora querer bom senso de políticos seja quase impossível, mais os assessores devem prevalecer com opiniões mais adequadas.
Esse lixo que estão produzindo tem endereço. E não é um local onde a história será generosa. Esse legado será um desastre. Extremistas e fanáticos, infelizmente vocês perderam. Todos estão perdendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário