sexta-feira, 9 de maio de 2014

Mãe. Maio é o teu mês.


Quis a generosidade dos deuses que a minha querida mãe, tivesse neste mês de maio tudo que uma mulher desejasse. Nascimento, casamento e a comemoração maior, a homenagem pelo seu dia.
Um dia 
inteiro dedicado a ela e ainda por cima uma data com o dia fixo, no melhor dia da semana, o domingo. A minha querida genitora, a mulher de batalhas e lutas como mãe e esposa, zeladora dos costumes de casa, da dedicação quase 100% a um filho que a fatalidade abateu aos 11 anos de idade e tornou-o uma pessoa debilitada que necessitava dos olhares e atenção maiores da prestimosa mãe.
Ela dividida entre o marido, ativo político na cidade e outro filho, o caçula, por acaso eu.
Não 
teve dúvidas encarou a vida de frente. Formamos uma família feliz e unida. Aos que duvidam, é só ver as fotos, narrativas de outras pessoas, nossos conhecidos e parentes. Ainda hoje, quando estou em visitas mensais que faço até São José do Rio Preto, nos finais de semana, recebo amigos de meu pai, que lá passam para dar um abraço na minha guerreira. Telefonemas nem se fala. E neste mês é quando mais nos visitam, quando mais nos telefonam para parabenizá-la e saber como anda o seu estado de saúde. 
Maio, mês lindo, mês de outono, bem simbólico quando as folhas caem das árvores, sugerindo que a vida vai esvaecendo, que nada. A Dona Odete completará 88 anos, uma verdadeira formiguinha. Não pára. Um pouco esquecida, fruto do peso da idade, mas é uma máquina na agitação. Como uma formiguinha também não dispensa os doces, chocolate a preferência quase que total. Então, e neste maio também celebramos o casamento com o seu eterno maridão, Hatim, meu pai, complementariam 70 anos de casados. E a culminante coroação. Mês da comemoração de todas mães. Minha querida mãe, meu alicerce moral, minha dedicada e brava mulher de três homens. Meu pai, meu irmão e eu. 
Hoje só restamos nós dois. Te admiro e peço a Deus em sua generosidade maior, que permaneça comigo, viva até os 100, nos dê essa dádiva, oh pai celestial, a alegria maior de passar mais meses de maio contigo. Te amo, vó Dete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário