sábado, 8 de março de 2014

Mulheres de Atenas.


Mulheres de Atenas.
Mais uma vez me valho das letras de músicas de autores brasileiros.
Desta vez é do compositor, escritor e cantor Chico Buarque
"Mirem-se no exemplo,
Daquelas mulheres de Atenas,
Vivem pros seus maridos, Orgulho e raça de Atenas
Quando amadas, se perfumam, Se banham com leite, se arrumam, Suas melenas, Quando fustigadas não choram, Se ajoelham, pedem imploram, Mais duras penas; cadenas"

São apenas as duas primeiras estrofes. Mas neste dia internacional da mulher, quero me render a quatro mulheres. São três gerações. Minha querida e valente mãe, Odete. Viúva há sete anos, vive bravamente nos seus 88 anos. Terceira filha de meus avós Maria e Honorival. Única sobrevivente que restou. E minha eterna mãe com a qual estive nesse último período de carnaval em S. J. do Rio Preto. Minha batalhadora, meu esteio. Não me canso de falar e mostrá-la nas redes sociais como a "Vó Dete", minha fonte de energia.
Inês Escher, a minha Nina. Minha paixão dos anos 70, que a vida quis nos marcar e separar por quase três décadas. Hoje minha companheira para tudo. Estamos juntos e misturados. Minha parceira que me ouve, compreende e aconselha.
Lembramos da frase que se diz no altar, mas que não tivemos oportunidade de pronunciar "... prometo estar contigo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, amando-te, respeitando-te", mas que por certo convivemos em nossos dias e que irão perdurar para sempre.
Minha guerreira, principalmente nestes dias em que estamos passando com a sua enfermidade e no seu tratamento. A vida nos prega peças. Quando temos tempo para ser feliz e oportunidade para aproveitar, vem uma adversidade. Mais são os desígnios e iremos atravessar essa ponte juntos, com certeza. Te amo, amore.
E finalmente a terceira geração, minhas maravilhosas filhas, Nadine e Micaela. Anjos que gerei. Mulheres que ajudei a criar. Filhas que amo tanto e que não me canso de ver e conviver. Cada ano, cada passo, cada conquista, lá estava o orgulhoso pai, feliz e chorando. Me lembro de cada momento conquistado na vida escolar. Cada momento em que nos separamos, mas a vibração de cada momento do novo encontro.
Talvez por ser o que sou, registrei a vida de cada uma delas, uma festinha no aniversário, na escola, no shopping, na igreja, na pista de gelo, no brinquedo do parque, nas festas de final de ano, nas viagens de férias, nas viagens para fora do país, na praia, na neve. Enfim, o pai zeloso e orgulhoso com mania de captar as emoções, se vale às vezes, das imagens para que num momento reservado onde a memória possa falhar, se lembrar e chorar internamente viajando naqueles momentos felizes perpetuados e ver que tudo foi feito com coração. Sempre e eternamente com o coração.
Amo todas vocês, minhas mulheres de Atenas. Hoje brindo a todas as mulheres e particularmente as minhas destemidas guerreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário