quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Por quê o Neymar Jr. vive contundido?

O que uns dizem que é sina, nós espíritas chamamos de merecimento. Esses fatores de termos um lado favorável e/ou contrário em nossas vidas, chamamos de ter mérito ou desmérito. São vibrações positivas ou negativas. O magnetismo é um fator vibracional dos indivíduos que vivem neste planeta. E como tal, influenciam nossas vidas. É o efeito Borboleta ou a Teoria do Caos.

O que por exemplo está acontecendo com o jogador da seleção brasileira, Neymar é isto. Por quê ele tem se machucado nas últimas três copas. 2014, 2018 e agora em 2022?


Deus deu a ele o talento para ser um jogador fora de série. Ponto. Muitos atletas de outros esportes também recebem esse dom. Outras pessoas em outros ramos de atividade recebem essa dádiva. O que sucede depois, é que entra o fator merecimento. Vejam o que Kardec diz no “Livro dos Espíritos na questão 896”.

Há pessoas desinteressadas mas sem discernimento, que prodigalizam os seus haveres sem proveito real, por não saberem empregá-los de maneira razoável. Terão por isso algum mérito?

— Têm o mérito do desinteresse mas não o do bem que poderiam fazer. Se o desinteresse é uma virtude, a prodigalidade irrefletida é sempre, pelo menos, uma falta de juízo. A fortuna não é dada a alguns para ser lançada ao vento, como não o é a outros para ser encerrada num cofre. É um depósito de que terão de prestar contas, porque terão de responder por todo o bem que poderiam ter feito e não o fizeram; por todas as lágrimas que poderiam ter enxugado com o dinheiro dado aos que na verdade não estavam necessitados.



Cito essa passagem para demonstrar que o comportamento do Neymar fora de campo provoca nele esses episódios, que podemos dizer soam como pequenos alertas para ele, buscar mudar suas atitudes. É sabido que o cidadão Neymar age de forma exagerada em sua vida social. Esse comportamento mostra a sua forma moral de agir. Não estou aqui o recriminando. Apenas estou enumerando suas excentricidades extra campo. Exibicionismo é a marca dele. Nesta copa, levou um barbeiro só pra si. No jogo contra a Sérvia, voltou ao segundo tempo de jogo, sem estar completamente vestido com a sua camiseta e ter amarrado as chuteiras, fazendo isso depois do juiz ter reiniciado o jogo. Isto mostra desrespeito ou mínimo, desleixo. E acaba sendo foco dos holofotes, provocando os adversários, e isso acabam provocando a ataca-lo nas quatro linhas. Ao menos, se fosse mais simpático, não atrairia o ódio por parte dos adversários. 


Fora de campo tem realizado festas, camarotes com luxúria exagerada, affair com atrizes, cantoras, celebridades, enfim, não falta estar sob as luzes e focos da mídia mundial. Por quê tanta necessidade de ser o pequeno príncipe? Talvez nem chegará a ser Rei. Ao contrário, talvez deveria aprender com aquele que chamam de Pelé, de ficar mais reservado. Não devemos nos esquecer, que mesmo o Pelé que teve sua glória em 1958, e depois contusões em seguida nos anos 1962 e 1966, só voltando em 1970. O Rei teve provas iguais a estas que o Neymar está passando agora.


E se for para comparar com outros atletas do momento presente, peguemos o exemplo do jogador Richarlison, autor dos dois gols do primeiro jogo da seleção, cujo jogo o próprio Neymar Jr, se contundiu. Sua postura é de uma personalidade sensata e discreta, apesar dos holofotes estarem todos focados nele. Mas o que acredito que o atleta Neymar precisa agora é se voltar para uma análise de seu comportamento. Neste momento é necessário um break. Um bom conselho que os amigos e familiares possam ajudá-lo a se voltar para um detox comportamental. Afastar dos bens materiais e iniciar-se à prática espiritual. O desapego é fundamental nesta hora. Meditação e autoconhecimento farão bem ao nosso príncipe machucado. 


Os sinais estão ai. Três contusões, uma a cada campeonato mundial. Eles são suficientemente fortes para deixarem de ser sinais e estabelecerem uma real necessidade de transformação. Os alertas foram na primeira vez, a insistência provocou a repetição e ai eu pergunto: 

— Até quando? Será que irão utilizar-se de tratamentos tradicionais de fisiologia? Crioterapia, eletroterapia e fisioterapia? E o mental? O Psicológico é essencial neste momento.


Atenção psicólogos, mentores, coachs, gurus, xamãs, médiuns, quaisquer que seja, suficientemente capazes de mudarem o pensamento do ‘menino Neymar Jr’, ajudem este cara. O sofrimento dele é bem maior do que as alegrias fúteis daqueles momentos de festas nababescas e agitos com os parças. Quem gosta dele, deve fazer chegar a ele, que é hora de crescimento espiritual. 

O balanço deve ser feito. A conquista da fortuna é um fator que serve para testar o rico. A Bíblia diz em Lucas 12:15: “E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.” Não é sábio fazer do sucesso financeiro uma prioridade.


Posso estar até sendo crítico e se metendo em seara que não seja condizente, já que cada pessoa tem o seu próprio livre arbítrio e que não devemos julgar ninguém. Entretanto quero comentar a sina de um ídolo brasileiro, em que todo o país deposita toda a confiança para a conquista do caneco tão cobiçado por vários países. 

E também a nossa obrigação de informarmos às pessoas estes conhecimentos adquiridos ao longo do trabalho na Doutrina Espírita, livros, publicações, cursos, palestras e vivência com pessoas de grande sabedoria.


Finalmente encerro esta declaração lembrando que os ensinamentos do Evangelho de Jesus Cristo norteiam o caminho que devemos trilhar. E nesta trilha não há lugares para pessoas egoístas, orgulhosas, cruéis, maldosas, rancorosas, estúpidas, mentirosas, falsas, preconceituosas, injustas, violentas, intolerantes, hostis, e comportamentos como, implicância, perseguição, desconfiança, rejeição, repúdio, aversão, exclusão, repressão, agressão, xenofobia, xenofobismo, etc. A vibração do universo precisa de mais calor humano e caridade.

Precisamos fortalecer a nossa sintonia com DEUS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário