quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O lado eficiente da Petrobrás. Seu marketing de produtos.

Há tempos a Petrobrás faz um excelente trabalho com os seus produtos. Destaco a sua gasolina. Depois que começaram a patrocinar a F1, o produto, combustível precisava acompanhar os novos tempos. Sabe como é, né. F1 é a nata das corridas mundiais. Os circuitos são os mais charmosos, perigosos e sonho de consumo da classe média alta e por consequência, todo jovem fica encantado com as sensações desse segmento esportivo e social. Belas mulheres, belas paisagens, países e regiões das mais cobiçada do mundo. Pois bem, e a Petrobrás com o seu combustível, precisava chegar a esse nível. Tanto em qualidade como em identidade de mercado. Apesar de estar ao lado de uma escuderia que não mais tem o brilho de outrora, a inglesa Willians. Também não está fazendo feio. Muito pelo contrário, está dentre os três times mais eficientes da categoria. Hoje, à frente da fantástica escuderia Ferrari. E a Petrobrás? Tem acompanhado essa evolução, a retomada da equipe #Willians? Parece que sim! O marketing de produtos está à frente das mazelas que a empresa tem passado nestes últimos tempos, onde escândalos e mais escândalos permeiam o noticiário político nacional. Desde os tempos do então presidente FHC, onde tiveram a malfada tentativa de mudança de marca, de Petrobrás para Petrobax, passando por um desastre incrível com afundamento de uma plataforma enorme, crises com os dirigentes, tendo uma certa melhora no primeiro mandato do ex-presidente Lula, voltou com muitos holofotes no Pré-sal e caiu em desgraça no governo Dilma. Mas tudo isso não abafou o bom trabalho que aqui ressalto. O bom planejamento e divulgação das gasolinas Podium e Grid, a mais recente. Não por isso, a associação direta com a atividade de patrocinar e participar da Fórmula 1. 
#Podium e #Grid tem tudo a ver com este trabalho. Vejo um trabalho muito bem feito. E atinge diretamente o consumidor com o aspecto positivo. Essa associação é muito forte e noto que o público retribue essa empatia. Não sei dos números, mas me parece que a Petrobrás tem uma fatia maior de mercado. É maior que as multinacionais, Shell, Ipiranga e Esso. Das nanicas nem falo, pois o consumidor é muito desconfiado. Mas acredito que a Petrobrás é bem posicionada justamente pelo seu empenho na publicidade direta com os seus produtos e promoções, independentemente de outras ações da mídia com os patrocínios de equipes de futebol, rallyes e volleyball. Os produtos são outros, Lubrax, por exemplo, que é óleo combustível. E você? Que tipo de combustível coloca em seu carro? Quer perguntar antes no posto Ypiranga? Ou prefere subir no pódio? Mas antes, pelo menos, deixe seu carro no grid de largada, né!




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