domingo, 23 de março de 2014

Obrigado Gapnet.


Obrigado Gapnet. Obrigado Rui e Ivo.
Sem um desafio, uma tarefa, um job, sem um motivo, sem um bom briefing, não podemos mostrar nosso talento para resolvê-los com criatividade. Em 1995, quando ainda trabalhava na Abras - Associação Brasileira dos Supermercados, onde fiquei quase 11 anos (1988/1999),  fui procurado por Rui Alves e Ivo Lins. Queriam uma marca para uma empresa que eles estavam montando no segmento do turismo. Era algo novo. Algo que eles imaginavam como fosse um atalho e que deveria preencher uma brecha. Briefing perfeito.
Nascia a GAP. Primeiro, era nome curto, em inglês, som conhecido, aquela confecção americana já existia. Representaria a consolidação de uma Cia. Aérea americana, a American Airlines. A empresa seria fundada em 04 de julho (não por coincidência, data da Independência dos EUA), portanto surgia a GAP Representações. Nasceu verde. Mais tarde, o fruto amadureceu, tornando-se vermelho e ganhou um sobrenome tecnológico, NET. Era o segundo trabalho nosso, nascia a marca definitiva GAPNET. Nesse período, participei também da criação de uma segunda marca do que seria o embrião de um grupo mais tarde. Surgiu a ALLFAST. Novo trabalho, nova marca. Em 2000, as duas empresas tornaram-se uma só, a GAPNET, quando entra em cena, Juca Lins, oriundo da AllFast que é incorporada.
2001 - Vem mais conquistas, vem os ganhos de mercado, vem a forte concorrência, a empresa cresce, precisa expandir e eu chego para integrar aquele grupo que precisava de gente comprometida, e lá fomos nós montar o marketing do grupo Gapnet. Agradeço a confiança e inicio o duro trabalho de desenvolver a equipe e diretrizes. 
2002 - Surge a operadora, mais uma marca criada (ou adaptada), Gapnet Tours (TAV) fica por um tempo como Kapi e se funde em seguida com a MMT (Campinas) e Turismo 10, tornando-se a operadora MMTGapnet. Mais conquistas, vem o 1o. e-tkt do mercado, vem as promoções onde fizemos os sorteios de carros por todo o país, revolucionamos o trade. 
2005 - Também algumas conquistas memoráveis, como a caixa com bolo e champagne nos 10 anos, entregue nas agências de S. Paulo na manhã do nosso dia de aniversário, uma operação lembrada até hoje como uma ação de marketing com uma logística fantástica. No Portal tivemos um registro histórico, o primeiro meta-buscador. Gap1Touch, outra marca, isso desencadeou uma revolução no sistema de pesquisa online no mercado.
2007 - Vem o crescimento da marca GAPNET na América Latina. Mas um job, um nome para mostrar uma aliança das maiores empresas no continente latino. Mais um job, nasce a CONSOLID, nome criado por nós.
Mais tarde pensa-se em um Programa de Incentivo. "– Salim, queremos um nome!" Pronto, Eurekas (exclamação grega de descoberta) e ainda ganharam um mascote no pacote deste job, o Eurico. Agradeço a equipe, que nos deixou um grande número mascotes customizados do Eurico. Sempre costumo dizer que fui o pai e as meninas do MKT, foram as mães do Eurico que cuidaram do resto.
Em 2010, a campanha dos mascotes nos 15 anos, de cunho politicamente correto e com mensagens de sustentabilidade e comportamento sócio-ambiental, fizemos um concurso para os nomes dos três mascotes pelas redes sociais. Eram três bichinhos da nossa fauna, ameaçados de extinção. A onça (Leonça), o lobo guará (Lupe) e a preguiça (Cochilo). Lembro que levei o mascote Leonça e deixei no restaurante Bar da Dona Onça, no Copam. E gentilmente  a proprietária colocou num lugar de destaque.
Quando para nossa surpresa, um dos nossos concorrentes, reclamou veementemente junto ao nosso sócio, Rui, da nossa invasão em terreno que ele frequentava. 
Com as ações do Camarote UNYCO no estádio do Morumby também marcamos pontos junto aos #agentedeviagens. Também estivemos juntos e atuantes nas ações de filantropia para a Fundação Dorina Nowill e AHPAS.
Em 2011, mais um desafio, criar um nome para a primeira rede social no segmento do turismo. Nasce TRIBT, administrada pela Travel Explorer, não resistiu ao volume das grandes Redes Sociais mundiais. 
2012 - Recentemente, fizemos uma plástica na marca, colocando um botox aqui, outro lá e renovamos a imagem GAPNET e do grupo, pois em 2013 foi base na mexida da imagem atual da operadora MMT.
2013 - Assumo mais uma tarefa. Coordenar as Redes Sociais, área onde permaneço até encerrar minha história na Gapnet proximamente. Mas isso só foi possível graças a oportunidade que Rui Alves e Ivo Lins me proporcionaram. Hoje só tenho a agradecê-los. Ao Juca Lins também. 
MUITO OBRIGADO por permitirem que eu pudesse criar e mostrar ao mercado o meu talento. Tive a companhia de pessoas de quem levarei boas lembranças para sempre. Bruno Barbato (2003), meu primeiro assistente no MKT. Depois a Simone Alberto Silva (2005) que ficou ao meu lado quase 8 anos e o Lucas (Ciro) Rodrigues (2011), meu estagiário predileto.
A todos vocês, a minha gratidão. Obrigado pela oportunidade oferecida para que eu mostrasse a minha capacidade profissional e deixasse esse legado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário