segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Quem cuida do Endomarketing? Marketing ou RH?

Quem cuida do Endomarketing? Marketing ou RH ou os dois juntos?
Endomarketing busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo às empresas, para uso no ambiente interno das mesmas.
Está diretamente ligada à área de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos. Mas quem está capacitado a zelar e colocar em prática?
Apesar de ser algo relativamente novo, surgiu na década de 90, ainda hoje as empresas pecam em pensar nas atribuições de qual área deverá cuidar, planejar e executar as ações e colocá-las em prática.
Outra coisa é que as empresas médias e pequenas, não acreditam nesse potencial para vender a empresa para o público interno. O endomarketing existe para atrair e reter seu primeiro cliente: o cliente interno, obtendo significativos resultados para as empresas e, também, atraindo e retendo clientes externos.
E isso não se aplica só para empresas grandes. É dever para TODAS as empresas que se relacionam com clientes e vivem principalmente de prestação de SERVIÇOS.
Mas afinal qual departamento deve ser o principal responsável para botar em prática? RH ou MKT, ou os dois em conjunto? A boa prática diz que os dois devem ser planejadores e executores do Endomkt. Outra coisa, os dois devem estar isentos de vaidades na execução e obtenção dos resultados. 
Se uma dessas pernas corporativas falhar, vai tudo por água abaixo. O orgulho de dizer "fui eu quem fez", o ego pode destronar qualquer processo. Não queira falar para os chefes que você é o máximo. Resultados se obtém através de uma equipe afinada, exercendo cada um o seu papel no processo do resultado positivo.
Tive muitos exemplos de bons trabalhos com resultados péssimos justamente por esse elemento, o ego ser a razão da contaminação de um grupo. Portanto, aliar os conhecimentos e práticas de técnicas de administração do RH e as ferramentas de marketing, é fundamental agir em conjunto. Nada de egocentrismo.
Marketing pessoal também é uma variação de endomarketing junto ao público interno, classificaria com "Endomkt pessoal". Então por que não fazê-lo em alguns momentos em nosso ambiente de trabalho? Não só o chefe, o supervisor, mas qualquer um pode fazer isso, bastando que se encaixe naquele cenário. 
Quando me afastei da direção do marketing da GAP em 2012 e passei para coordenar as Redes Sociais, mudei um pouco de rotina de trabalho e de ambiente, pois me juntei com a equipe de web e marketing da MMT, então vi por bem dar o primeiro passo para uma melhor integração. Pensei e realizei o Salim's Day. 
Um dia de hotdog, o Salim's Hotdog Day (foto). Habib's Day (naturalmente um dia de comida árabe). Depois o Churros Day, Dessert Day, etc. Surgiram ações de colegas de departamento, como de quem chega, o novo funcionário tem que promover o Nutella's Day, e por aí vai. Isso faz um bem. Apliquem em suas empresas e veja como vai funcionar.
Quando eu lecionava em algumas Universidades Metodista e FMU/FIAM nos anos 80, nas aulas em que tínhamos o Dia de Cosme e Damião, levava balas e guloseimas aos alunos, a classe fervia. Nas Festas Juninas e Semana da Criança, doces, pipocas e pequenos brindes faziam a alegria de todos. Pense nisso. Um pouquinho de atenção, faz uma enorme diferença. 
Seja generoso, atencioso, seja humilde e terás o retorno muito mais satisfatório que imaginas.

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