terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Como é bom viajar. Você trabalha em turismo?


Quem escolheu o turismo como profissão, escolheu por quê?
Você que atua no ramo do turismo, escolheu esta profissão por quê? De todas as respostas, uma é unânime. – Adoramos viajar. Quem trabalha no turismo, adora viajar! Isso é fato. E de quebra, viagens para o exterior. Destino: mundo. Documento: passaporte. Pagamento? Ai a coisa pega. Serve tarifa agente, AD00, AD90 ou AD75. Mas o bom mesmo é um famtur* não?  * Famtur: FAM - familiarização. TUR - turismo, podendo ser FAMTRIP - viagem. Ou mais recentemente um termo que as Cias. Aéreas adoram. Procap. Diria uma capacitação cujo objetivo é rentabilizar antes, para o mérito vir depois. Mas existem Procaps na base do incentivo para o público vendedor do produto, fidelização com a marca da Cia. Aérea.
O público alvo pode ser os Agentes de Viagens, emissores do produto, cujo trabalho é mostrar ao cliente (passageiro) que aquela Cia. é a melhor para transportá-lo, independente do custo da tarifa.
Também tem o lado bom da história, é o colaborador interno, aquele que atende o agente de viagens, também ganha o prêmio, a viagem, participar do famtour. Nota-se que podemos grafar como FAMTUR ou FAMTOUR, pura frescura, mas ambos são aceitos. FAMTRIP ou PROCAP, idem.
Na GAP, criamos uma variação que chamamos de Porta Abertas, é um tipo de capacitação, onde o premiado, ou seja, o agente convidado, voa, hospeda, e acaba visitando a matriz e vai até a Cia. Aérea e lá acaba conhecendo as dependências da empresa, é muito ilustrativo. Esse programa é feito com voos domésticos.
Os hotéis, onde se oferta a hospedagem free, nos obriga a fazer visitas de inspeção, para conhecer tudo, mas vale a pena. Existe aquilo que chamamos de custo-benefício para ambos os lados.
Registro aqui dois famturs sensacionais. Nem tanto pelos destinos, mas pelas pessoas que participaram. O inesquecível da Bolívia, que fizemos com a falida Aerosur em 2009, com um grupo especial de pessoas, todos da Gapnet. Passamos por La Paz, capital, visitamos as ruínas de uma cidade fantástica Tiahuanaco e mais tarde rumamos até Santa Cruz de La Sierra. Uma visita surpreendente, foi ao Mariposário em Terras de Urubó.
A segunda foi ao México, Cancun, Riviera Maya e Playa del Carmem. Desta vez com a Aeroméxico em 2011. 
Este grupo de pessoas que se encontra até hoje e comentamos sempre sobre esta viagem. Histórias não faltam. Sempre tem assunto e fatos pitorescos inesquecíveis. Lembra-se daquela.....?????
Viram como é bom viajar? Viram como é bom trabalhar em turismo. Vem pracá, vem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário