segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Case de sucesso. Eureka Prêmios, um programa de incentivo vitorioso.

Os verdadeiros pais do Eurico.
Se existe algo que nos deixa orgulhoso é o Programa de Incentivo Eureka Prêmios do Grupo Gapnet, Mapfre (SegurViaje), Travel Cash (Banco Paulista) e Hertz. 
Em 2008, a pedido dos diretores da Gapnet e MMTGapnet fomos desafiados a criar uma marca para um programa de incentivos. Eu, encabeçando o departamento de marketing da Gapnet fui brifado para o tal projeto. Naquela época já se fazia uma primeira tentativa de fusão nos departamentos de marketing das duas empresas, uma fase embrionária do que existe atualmente, mas como tudo que é embrionário, ainda carecia de amadurecimento das pessoas envolvidas e as paixões atrapalhavam um bocado. Por incrível que pareça o MKT da Gap tinha eu e mais uma pessoa, Simone Alberto, hoje na Fly e o da MMT tinha por volta de 8 pessoas. Essas dez pessoas em teoria seriam um plus para ambas as empresas. Dai foi feito um desafio para as duas partes do mesmo bolo. Explico, a ideia de fazer o Programa de Incentivo foi pedida ao MKT da Gap e da MMT. Praticamente trabalhei só, pois com a pessoa que me auxiliava na Gap era mulher, tivemos uma ala só feminina e restou-me ficar sozinho do outro lado. Foi marcado o dia "E", e lá fomos nós com o projeto Eureka e Eurico debaixo do braço contra o outro, o das meninas. Manhã tensa, todos os diretores aguardavam as apresentações, posicionamento e justificativas. Por ordem de respeito, ladies first, começaram as mulheres. Mais tarde, logo após me apresento com as Eurekas e o bom menino, Eurico.
Uma decisão salomônica foi tomada em função do impasse de terem gostado de parte de cada uma das apresentações. De um lado o conceito e os nomes fortes e de outro, o desenho do mascote, tentando extrair as partes positivas dos dois trabalhos. Criou-se assim a fusão do boneco toy art ao conceito do Eurico, mascote do Programa Eureka Prêmios, por mim apresentado. 


Sucesso

Me senti como pai em barriga de aluguel. Mas o tempo provou que a decisão foi acertada. Também entendo que os verdadeiros pais do moleque Eurico foram os diretores da MMT, pois o completo sistema foi finalizado pelo Luis Cláudio dos Santos, ex-diretor da MMT e a Ana Maria Berto, que alinhavava com as companhias aéreas e hotéis. Uma outra ideia de sucesso, a Copa Eureka também partiu da Ana. 
Foi fechada uma parceria com a WebPrêmios que tornou possível a sistemática de troca de pontos pelos prêmios disponíveis no site de resgate, negociação feita através do Cláudio.
E funciona até hoje. Depois foi o trabalho de sustentação, onde elaboramos o regulamento, parcerias, relações com o mercado, campanhas para adesão de usuários, inscrição e etc. Pois bem, hoje o Programa é um dos mais conhecidos e respeitados do mercado, já tem quase 30 mil usuários e cresceu tanto que não precisa mais de seus pais. É um verdadeiro case de sucesso. E por circunstâncias outras, hoje não temos mais um guri dizendo no seu ouvido: – Obrigado por me fazer forte e adulto, paiê! 
O mercado de trabalho, as relações societárias e comerciais, tem uma dinâmica própria e às vezes incompreensível. De um lado você, vendo um trabalho seu, o tal legado funcionar, e de outro, outras pessoas assumirem como pais adotivos e cuidar da sequência e caminhada do rebento. Acredito que esteja em boas mãos. 

Expertise
E como tudo na vida, creio que ainda esteja com a mente fértil e louco para procriar mais uma vez. Quem quiser um filho pródico é só me chamar. Como sempre, teremos uma nova gestação, mesmo que seja com outra barriga de aluguel. O que eu desejo mesmo e botar filhos neste mundo. Vem que tem.

Nota de rodapé: Nas fotos, estou com a Ana Maria Berto e Luís Cláudio. Hoje cada um no seu quadrado, mas já fomos bons no mesmo canto. Sucesso para os dois em suas caminhadas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário